Como Escolher Suas Cordas
Como Escolher Suas Cordas: Noções Básicas
Você tem um setup digno de um astro do rock: guitarras vintage, baixos de boutique, amplificadores potentes e pedais a perder de vista. É fácil esquecer a importância de escolher as cordas certas, mas, se você negligenciar esse elo vital na sua cadeia, seu desempenho nunca alcançará o máximo potencial.
Comprar as cordas certas é o caminho mais rápido e econômico para você melhorar seu setup. Boas cordas proporcionam a você timbre glorioso, pegada confortável e confiança gig após gig. Cordas ruins fazem suas músicas se arrastem, seus dedos se machucarem e sua carteira ficar um pouco mais vazia a cada noite que sua corda Mi se quebra.
Você pode pensar em cordas como um item fácil de comprar, mas nem todas as cordas são iguais. Então, se você vai colocar cordas no seu primeiro instrumento, ou está frustrado com a marca que usa, aqui vão quatro dicas para te ajudar:
Escolha cordas revestidas para um timbre duradouro
A maioria das cordas não são revestidas. Embora sejam mais baratas, elas permitem que sujeira dos seus dedos se acumulem nos espaços entre os enrolamentos, prejudicando a vibração e o timbre. Inicialmente, cordas revestidas podem custar um pouco mais, mas elas te darão um retorno graças ao revestimento que mantém a sujeira fora das cordas e o timbre vibrante. Mas, lembre-se, nem todas as cordas são iguais. As cordas Elixir® espiraladas, com os revestimentos ultrafinos NANOWEB® e POLYWEB®, são as únicas que mantêm a superfície da corda e os espaços entre os enrolamentos protegidos. Da mesma forma, nossa tecnologia Anti-Rust nas cordas lisas garantem vida longa ao timbre de todo o jogo de cordas.
Um bom timbre começa com o material correto da corda
A liga metálica usada nos enrolamentos de uma corda tem grande impacto no timbre e pegada. Assim, encontre o material que se adapta à sua música e ao seu estilo. Algumas ligas são naturalmente brilhantes, enquanto outras são mais fechadas e quentes. Em termos de tocabilidade, cordas em aço inoxidável são muito diferentes das em níquel. Elixir Strings oferece cordas revestidas em diferentes ligas, para você encontrar sua preferida.
Roundwound, Half Round ou Flatwound?
As cordas lisas (mais agudas) de um jogo de cordas são simples, já as espiraladas (mais graves) possuem aspectos mais subjetivos. No centro de cada corda espiralada há uma “alma” de metal, sobre a qual são feitos os enrolamentos. Esses enrolamentos podem ser de 3 tipos. As cordas Elixir são Roundwound, de longe o mais popular, com confortável textura arredondada e timbre brilhante. As cordas Half Round são levemente “achatadas” para pegada mais leve e timbre mais quente. Por fim, as cordas Flatwound possuem superfície lisa e timbre vintage, sendo populares entre músicos de jazz. Experimente até encontrar o tipo ideal para você.
Medida da corda – o número mágico
A medida de uma corda indica sua espessura e aponta o timbre e a pegada que você pode esperar dela. As medidas padrão de jogos de cordas vão de Super-Light a Heavy. A diferença entre medidas pode parecer minúscula, mas pode transformar a tocabilidade. Para alcançar determinada afinação, cordas mais pesadas (grossas) demandam maior tensão. Enquanto tipicamente proporcionam timbre mais robusto, elas exigem mais pressão nos trastes e força nos bends. Com cordas mais leves (finas) ocorre o inverso. Quando for escolher a melhor medida de cordas para você, não se esqueça que além de oferecer jogos de cordas de medida padrão, Elixir Strings também oferece cordas avulsas, para que você possa customizar seu jogo de cordas.
Acesse os links abaixo para mais dicas sobre como escolher as melhores cordas para violão aço, guitarra e baixo.