Como Escolher As Melhores Cordas Para Violão Aço
Se você se preocupa com o desempenho de seu violão aço, é vital escolher as cordas que melhor se adaptem ao seu instrumento, timbre e estilo. Siga os conselhos abaixo e conheça a variedade de cordas Elixir® para escolher a melhor opção para seu violão aço.
Proteja seu timbre com cordas revestidas para violão aço
Não há como disfarçar quando o timbre das cordas de seu violão aço começa a perder a qualidade, o que faz com que o investimento inicial maior com cordas revestidas compense. Mas, lembre-se de que nem todos os revestimentos são iguais. Elixir Strings é a única marca que protege a corda toda, não apenas a superfície, mas também os espaços entre os enrolamentos. Todas as cordas Elixir são Roundwound para maior conforto e brilho natural. Nossas cordas para violão aço são oferecidas em duas opções de revestimento. O revestimento NANOWEB® proporciona timbre mais brilhante e pegada mais próxima da das cordas tradicionais, enquanto o revestimento POLYWEB® possui timbre mais quente. Ambos oferecem a mesma longa durabilidade do timbre, menor ruído dos dedos nas cordas e melhor tocabilidade, aspectos que os músicos esperam das cordas Elixir. A escolha do revestimento é pessoal, experimente os 2 e decida o seu preferido.
Um bom timbre de violão aço começa com o material correto da corda
Violonistas normalmente tocam sem o “tempero” de amplificadores e pedais, por isso é importante se envolver com o timbre natural das cordas de seu violão aço. A liga metálica usada na fabricação das cordas é fundamental para o timbre. Os 2 tipos mais populares são o 80/20 Bronze e o Phosphor Bronze. O 80/20 Bronze possui timbre mais vivo e cristalino. Já o Phosphor Bronze tem o timbre mais quente e brilhante. Qualquer que seja seu favorito, 80/20 Bronze ou Phosphor Bronze, a Elixir Strings oferece ambos, ainda com a possibilidade de escolha do revestimento NANOWEB ou POLYWEB.
Combine a medida das cordas com sua sonoridade, estilo e o modelo de seu violão aço
Existem muitos fatores a serem considerados antes de você definir sua preferência por uma medida de cordas. Primeiro, o timbre: cordas mais pesadas (grossas) tem o timbre mais quente e articulado, enquanto as mais leves (finas) soam mais brilhantes e com ataque mais suave. Depois, é preciso considerar o estilo: muitos músicos que tocam com os dedos preferem cordas mais leves, enquanto as cordas médias e pesadas são as preferidas dos que tocam com palheta. É preciso considerar ainda o instrumento: cordas pesadas combinam bem com violões de corpo maior, como modelos jumbo e dreadnought, enquanto as medidas de cordas mais leves se adaptam melhor a violões de corpo menor. Você pode descobrir que as cordas Phosphor Bronze são o complemento perfeito para seu violão de corpo estreito. Por fim, nunca coloque cordas muito pesadas em instrumentos vintage delicados, pois a tensão pode danificar o braço e a ponte. Veja a nossa ampla variedade de medidas e escolha a melhor para você.